25/01/10

Relações: Será que vale...?

"As relações não são complicadas. As pessoas é que as complicam". Desde que me lembro que ouço isto dito por amigos mais velhos.

Vejo que o problema é que os "relacionados" querem sempre mais um do outro. Ou pelo menos um deles.
Ainda há o facto de relações longas e que começam nas idades tenras da juventude, resistem (quando acontece) com imensa dificuldade. Conheces amigos novos, a maneira como vês o mundo altera e, com isso, cresces com sonhos e ideais diferentes de há 4 anos atrás.


Mas fico admirado (e admiro mesmo!) como ainda há pessoas que têm força para lutar por uma relação, mesmo após todo o desgaste a que esta esteve submetida.


Há que fazer cedências de ambas as partes e é isso que custa. Uma delas é dar espaço. Não é necessário estar todos os dias. Nem dizer 1515616 vezes por dia que gostas dele/a.


Agora, cabe a cada um ver quando chega ao momento em que, para o próprio bem, é altura de baixar os braços e desistir. Apenas depende de quem quer ver, quem não quer: "O que os olhos não vêem, o coração não sente".


Isto não caracteriza de forma alguma a minha jovem relação. E é isso que gosto "nela".


Editado: Lembrei-me de uns versos de uma música que não podiam aqui faltar.


"A cidade esta deserta
E alguém escreveu o teu nome em toda a parte
Nas casas, nos carros,
Nas pontes, nas ruas...
Em todo o lado essa palavra repetida ao expoente da loucura
Ora amarga,ora doce
Para nos lembrar que o amor é uma doença
Quando nele julgamos ver a nossa cura
"

Ornatos Violeta * Ouvi Dizer

1 comentário:

The Duchess disse...

Olá!
Para já quero aqui expressar o meu agrado por teres voltado a escrever! E pedir-te que não me faças esperar mais um ano depois destes posts para ler coisas tuas! Lol.

Depois quero dizer-te que gostei bastante do que escreveste. Fico contente por saber que há mor na costa! E desejo-te muitas felicidades para essa nova relação!


Penso que o que faz as relações valerem a pena são os sentimentos, as expectativas individuais e colectivas bem como o nível de maturidade dos envolvidos. Infelizmente há muita gente, hoje me dia, tem dificuldades em estar sozinha. E eu entendo porquê, embora não o possa considerar para mim. Afinal de contas, eu tenho uma relação de 20 anos comigo própria, com altos e baixos, mas com bastante futuro! XD Digo isto com humor, porque já quis desesperadamente alguém, já tentei amar quem não merecia e actualmente recuso-me a embarcar em relações só porque sim. Quero sentir, e penso que numa conversa que um dia tivemos falámos disto e eu fiquei com a sensação que estávamos de acordo. Por isso fico mesmo muito contente que sintas agora. =P

Mas, bem sei que o pior não é o inicio, mas o que vem depois. Quando as diferenças começam a pesar, e quando os defeitos que já tinhamos descoberto no nosso radar começam a incomodar e quando começamos a dizer que sim apenas para agradarmos, etc. Uma relação, a meu ver, é uma aprendizagem. E como tal haverá equações tramadas para resolver e exaustivas téses para defender. A prioridade é sermos fiéis a nós próprios, porque esses sim, são os que estão sempre connosco.
As cedências têm de ser pensadas de modo a que façamos o máximo pelo outro, mas que quando olharmo-nos no espelho nos reconheçamos.
Perdoa-me os devaneios... mas hoje deu me para isto!
Ainda bem que de vez em quando venho aqui espreitar para saber se por acaso tinhas decidido voltar a escrever!
Continua para não perderes o bichinho!
Tenho muitaaaas saudades tuas! Agora ando em época de exames, mas quando passar temos de combinar algo! Um beijo enorme*****