27/05/08

Orgulho

Orgulho. Um sentimento que nos confere auto-confiança e, em demasia, pode afastar aqueles que gostamos e até magoarmo-nos a nós próprios. E tem sido essa palavra que tem vindo a ecoar nos meus pensamentos, nas minhas lembranças. Ultimamente, revelou-se o meu maior inimigo e descobri, da pior maneira, que com outros sentimentos negativos, pode ser criada uma barreira, que a mim me parece impossível de transpôr. Talvez impossível não seja o correcto...sempre ouvi dizer que nada é impossível. Mas o facto de ceder aos meus medos faz com que seja impossível. Pelo menos para mim.
Fui fraco por ter cedido ao que devemos enfrentar...e nem entendo qual é o risco de tentar. Não tenho nada a perder. O meu orgulho? Esse já há muito se foi...Mas e se juntamente foi a coragem?
Ter estado isolado desse mundo que não tenho acesso, também me fez aperceber de muita coisa. A principal é que os impulsos são apenas reacções primitivas que temos resultantes dos nossos sentimentos. Nesse campo, também fui fraco, pois deixei que as coisas se tornassem emocionais e não usei a cabeça. Sei também que desculpas nunca vão ser suficientes para cobrir os meus erros e talvez esse fosse o meu problema: ser perdoado demasiadas vezes por aqueles que me são especiais. Aprender a admitir os erros já é um passo. Um inicio.

Talvez precise mesmo de enfrentar os meus fantasmas para voltar a ter uma parte de mim. Quiçá...daí a necessidade de chamar o meu espírito aventureiro e arriscar!

1 comentário:

The Duchess disse...

Olá!!
Orgulho ah?! Que sentimento... algumas vezes é o nosso pior pesadelo, porém também pode ser muito necessário... Eu pessoalmente acho que precisamos de ter orgulho, e acho que se não o tivesses não admitias, como fazes neste texto, que já cometeste erros... O orgulho serve para isso mesmo, levantar a cabeça com dignidade e força! Eu acho que és uma pessoa digna, forte e corajosa, e olha que nós sabemos coisas um do outro não tão profundamente como se calhar desejaríamos, contudo eu acho que te conheço assim... é aquilo que vejo quando olho para ti, um rapaz forte e corajoso!
O facto de falares sobre o assunto desta forma livre, é coragem! Todos os dias quando nos levantamos da cama e temos alguns motivos para não o querermos fazer, e fazê-mo-lo, é porque algo de coragem temos!

Gostei bastante deste teu texto, e deixa-me dizer-te que não é nada rasca como disseste! Muito pelo contrário... Continua a escrever assim o que pensas e sentes... mesmo que ninguém concorde contigo, pois a vida é mesmo assim! E a única diferença que podemos fazer é afirmar aquilo que pensamos!
Gostei mesmo muito, e espero que esteje a ajudar, a mim está e muito!
Beijinhos grandes****